terça-feira, 20 de outubro de 2009

Nodos Lunares - um desafio


Embora a Astrologia use muitos cálculos matemáticos e seja a mais antiga arte/ciência, ela está baseada em uma ilusão, pois usamos o Zodíaco – que é um “caminho imaginário”, que o Sol percorre diariamente, parecendo estar em um determinado signo e colocamos a Terra como centro. A Astrologia se ocupa das energias e forças, objeto de estudo da física quântica, e as relações entre elas e as pessoas, como indivíduos ou como coletivo, para tentar descobrir eventos dentro do espaço/tempo, relacionados com os ritmos, ciclos e eras, onde transitam todas as energias que agem sobre o nosso sistema solar e através dele e de todas as formas de vida nele existentes.

Os Nodos Lunares são pontos virtuais, isto é, não existem. São os locais de intersecção da órbita da Lua (ao redor da Terra) com a órbita da Terra (ao redor do Sol). Quando a Lua cruza a eclíptica do sul para o norte o ponto é chamado de Nodo Norte, Nodo Ascendente ou Cabeça do Dragão. O Nodo Sul, Nodo Descendente ou Cauda do Dragão corresponde ao ponto onde a Lua cruza a eclíptica do norte para o sul.

Quanto ao significado dos Nodos, ainda é um assunto polêmico na Astrologia, pois não há consenso entre os astrólogos. Para a Astrologia Cármica, eles são a espinha dorsal do mapa natal. Já a Astrologia ortodoxa, ainda há quem atribua pouca ênfase ao eixo nodal.

Para Martin Schulmanos Nodos Lunares revelam a trilha de desenvolvimento da alma na vida atual, enquanto o resto da carta natal adiciona informações de como você está percorrendo esta jornada.”

Ao analisarmos os Nodos, vamos examinar o eixo de signos e casas em que eles se encontram; mas em função do movimento de rotação da Terra, todos os dias eles passam por todas as Casas. Por isto, o posicionamento por Casa vai dar maior identidade e individualidade.

O Nodo Sul é uma combinação de idéias, atitudes, pensamentos, padrões de comportamento muito arraigados; basicamente é emocional/mental e o ponto potencialmente mais fraco por ser um procedimento com o qual já estamos acostumados.

O Nodo Norte é uma experiência ainda não tentada, é promessa de futuro, descontentamento com os modos e comportamentos antigos e ineficientes e, ainda que a pessoa se sinta insegura dos objetivos, a cada novo passo começa a sentir-se melhor consigo mesma, transformando os obstáculos em pontos de apoio para o próprio crescimento.

Rejane Woltz Barbisan

Astróloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário