terça-feira, 15 de dezembro de 2009

2010 - Um ano de Vênus

Este é um ano que promete muitas mudanças. Que vem se configurando há alguns anos, mas que agora terão seu ápice. Desde a entrada de Plutão em Capricórnio, em janeiro de 2008, já começamos perceber que aquilo que representava segurança e estabilidade, tanto para nós, brasileiros, mas também em termos mundiais, está em transformação. Uma nova forma de perceber e se relacionar com os fatos estão se apresentando. Aquilo que era já foi e o que vem, ainda é muito novo e pode ser muito bom, mas nos convoca a uma reavaliação geral, em muitos âmbitos. Pela configuração de aspectos tensos em signos cardinais, como a quadratura de Saturno em Libra e Plutão em Capricórnio, podemos entender que um processo chegou ao fim, ao seu limite. Aquilo que nós mesmos criamos, a estrutura que foi construída já não comporta, não cabe mais, e para muitos, este processo pode ser tranqüilo, mas para outros pode ficar bastante difícil e doloroso, na medida em que os conflitos e os limites se apresentam e se insistimos em manter uma estrutura que pertence ao passado. Vamos ter que lidar com os sentimentos, e com sensações que há muito tempo evitamos, das quais estamos muito distantes. Pode haver exacerbação das emoções, e o desafio será aceitar e manter certa serenidade.

As pessoas, entusiasmadas, estão se movendo com uma aparente segurança individual, calcada na aquisição de bens materiais e na aparência externa, porém insatisfeitas com o rumo de suas vidas, que está sendo questionada apenas num nível superficial, porque a prioridade é adquirir, o que entra em choque com a sensibilidade e as emoções, suplantadas pela posse material.

A instabilidade financeira, junto com o incentivo cada vez maior para o consumo exagerado, se traduz na desmotivação e insensibilidade que vem da necessidade de ter em vez de ser. Essa necessidade tende a mudar, a inverter o foco, na medida em que as circunstâncias externas, no cotidiano das pessoas, também mudam. Isso vai gerar uma ansiedade relacionada com a estrutura de suas escolhas afetivas, familiares; o convívio, a solidariedade e o que podemos compartilhar.

O certo é que, este mundo em que vivemos, está realmente se modificando rapidamente e um novo surgirá. Mas surgirá da reconstrução que faremos neste processo. Então podemos aproveitar imensamente esta oportunidade de criar novas bases, e fazer novas escolhas com mais autenticidade.

Com Plutão transitando no signo de Capricórnio – na Casa XI do mapa da Independência do Brasil, que representa o Senado, os países aliados e o funcionalismo público – as estruturas do governo poderão ficar seriamente abaladas, de maneira gradativa; a desestabilização do Senado poderá ficar ainda mais evidente, gerando completo descrédito da classe política na população, com possíveis conseqüências nas eleições do ano, que poderão surpreender; as garantias propaladas sobre o fornecimento de energia elétrica no país não são consistentes, tendo em vista os “colapsos” que já estão ocorrendo. É muito provável que o crime organizado (e as drogas) aumente de maneira assustadora, saindo do controle, com a população sentindo-se cada vez mais ameaçada, o que poderá causar revoltas e desafios às autoridades constituídas (Urano em trânsito fazendo uma conjunção exata com o Plutão do mapa natal).

Saturno ingressou no signo de Libra em novembro de 2009, o que significa muita cautela e aprofundamento nas relações diplomáticas, alianças, tratados e acordos comerciais. E a partir de fevereiro de 2010, estará fazendo um trígono com Júpiter do mapa do Brasil, o que significa possibilidade de crescimento do turismo, dos entretenimentos, espetáculos; este é o signo que trata também sobre a orientação da justiça. Será um período em que se disseminará a sensação de que tudo vai ficar bem e uma onda de otimismo poderá tomar conta da nação, que estará confiante na estabilidade financeira.

Porém, os aposentados, idosos, trabalhadores urbanos e rurais terão grandes dificuldades no setor da saúde pública (Saturno em trânsito em Libra fazendo oposição ao Plutão natal). Júpiter (a coletividade nacional, os interesses da nação) passando pela Casa I do mapa do Brasil, poderá aumentar a confiança da auto-imagem da nação, gerando otimismo exagerado.

A partir de julho de 2010, deverão acontecer algumas surpresas, nem sempre agradáveis, por parte de elementos muito conservadores e autoridades legalmente constituídas: problemas com países vizinhos (fronteiras comuns); com os meios financeiros; considerando a proximidade das eleições, a paz social poderá ficar abalada, (falta de credibilidade na classe política); o imprevisível comportamento do tempo (excesso de chuvas em uma região e seca em outra) ocasionará problemas nas safras de grãos, afetando a balança comercial. Devido a estes problemas, aparecerão os oportunistas (internos e externos), gerando o enfraquecimento ainda maior das estruturas governamentais e aumentando a insegurança, tanto nas cidades como no campo, a partir de agosto.

O colapso das instituições financeiras foi uma crise anunciada que ocorreu em outubro de 2008, quando Marte (insegurança interna dos países) e Saturno (construção civil), se encontraram no mesmo signo – Virgem (bens imóveis): as pessoas físicas, nos Estados Unidos não conseguiram mais pagar seus empréstimos, levando as instituições financeiras e empresas de grande porte começar a pedir concordata e/ou falência, gerando um efeito dominó de grandes proporções, que afetou a economia global. Embora o Brasil, aparentemente, tenha sido pouco afetado, ainda não está totalmente livre de sofrer algum revés. Se houver gastos excessivos do governo (Plutão natal em quadratura com Plutão em trânsito), ocorrerão graves problemas, sem solução no médio prazo.

Dessas grandes mudanças que se desenvolvem em 2010, o que podemos fazer é olhar para nossas relações e projetos com mais cuidado e atenção. Vale a pena todo esforço para integrar os aspectos importantes e aproveitar para eliminar de vez os que já estão vencidos e ultrapassados. Uma maior clareza dessas mudanças poderão nos deixar um tanto inseguros, mas assim teremos a possibilidade de iniciar este processo dentro de nós mesmos, e quando ele estiver evidente fora já estaremos prontos para acompanhá-lo.

Ana Rodolphi

Fabiana Pizetta

Rejane Barbisan

Astrólogas


Nenhum comentário:

Postar um comentário