Devemos considerar, ao fazer a análise, as limitações impostas a uma pessoa, por seu ambiente social, cultural, etc. O que importa é a qualidade do relacionamento, quando é polarizado para sua contribuição à comunidade ou nação.
O tipo Lua Nova: quem nasceu com a Lua até 45º de distância do Sol.
Tende a ser subjetivo, impulsivo e emocional nas suas reações aos relacionamentos. Confusão ou tendência para se projetar sobre os outros ou o mundo, para viver e amar como se fossem sonhos ou telas para projetar sua imagem ou sombra. Pessoas e situações são enfrentadas sem muita preocupação com o que são realmente – tornam-se símbolos.
O tipo Crescente: as pessoas nascidas com a Lua entre 45º a 90º à frente do Sol no zodíaco.
Novo impulso para a ação que normalmente leva à auto-afirmação, à fé em si mesmo e um intenso desejo de superar obstáculos para alcançar um anseio vital. No aspecto negativo, poderá ser caracterizado por uma sensação profunda, subconsciente, de ser esmagado pelo ímpeto do passado.
O tipo do 1º Quarto: pessoas nascidas com a Lua entre 90º a 135º adiante do Sol.
Crise na ação, atividade administrativa, enérgica. Na pessoa, o impulso é da construção de estruturas que poderão servir para futuros ideais sociais e novo senso de relacionamento interpessoal. O tipo positivo tem vontade forte, sentimento de auto-exaltação ao se defrontar com velhas estruturas em desintegração.
O tipo da Lua Corcunda: as pessoas nascidas com a Lua de 135º a 180º à frente do Sol.
Tendência a dar muita atenção ao desenvolvimento da sua própria capacidade de crescimento pessoal. Desejam oferecer valor e significado à sua sociedade, à própria cultura. Elas trabalham no sentido do esclarecimento de questões pessoais ou sócio culturais, tendo em mente algum objetivo. Geralmente são possuidoras de mente aguçada da capacidade para associar idéias e conceitos. Poderão devotar-se a uma causa ou pessoa.
Tipo da Lua Cheia: com a Lua entre 180º a 135º atrás do Sol, o ápice do ciclo.
Fazem parte dos fatores básicos do caráter a objetividade e a percepção clara nos relacionamentos interpessoais e sociais. O que foi sentido no passado, agora é visto. Indica algum tipo de realização, revelação ou iluminação. Porém, no caso negativo, separação ou divórcio (às vezes, separação da realidade ou divisão interior). Para este tipo de pessoa, o relacionamento ou significa tudo ou repudia todos (exceto aquele “ideal”).
O tipo Divulgador: com a Lua entre 135º a 90º atrás do Sol, no zodíaco.
No sentido positivo, são pessoas inclinadas a demonstrar aos outros o que aprenderam ou experimentaram. Freqüentemente agem como divulgadores de idéias, daquilo que os impressionaram nos estudos, nas suas experiências ou na tradição. O tipo negativo pode tornar-se um fanático ou ser dominado por emoções coletivas.
O tipo do Último Quarto: as pessoas nascidas com a Lua minguante de 90º a 45º atrás do Sol.
As do 1º Quarto representa um estado de crise na ação e as do último Quarto tem a tendência para sofrer de crises na consciência; parece mais importante a materialização das suas crenças ideológicas em sistemas de pensamento definidos e/ou em instituições concretas. Nos relacionamentos pessoais e sociais, tendem a forçar questões baseados em princípios que defendem. Consideram-se pioneiras e podem demonstrar ironia ou senso de humor, ou são incapazes de aceitar críticas.
Tipo da Lua Balsâmica: as pessoas nascidas a menos de 45º atrás do Sol (cerca de 3,5 dias antes da Lua Nova).
O período que representa um décimo do total de ciclo de lunação constitui um estado de transição (sandhya – na doutrina hindu dos ciclos) – ou estado de semente; e esta semente se transformará na base da futura planta, desde que as condições sejam adequadas.
Nas manifestações elevadas, a pessoa pode ser profética e voltada porá o futuro (sentindo ser produto do passado), ou sentir-se possuído por um destino social ou quando, por um poder superior, sente que algo maior do que sua individualidade está ocorrendo e poderá aceitar o sacrifício ou martírio por amor ao futuro (do grupo ou humanidade). Os relacionamentos importantes que experimenta têm caráter de finalidade – meio para alcançar um objetivo transcendente.
O Ciclo de Lunação
Dane Rudhyar
Ed. Pensamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário